segunda-feira, 29 de julho de 2013

Violência contra a mulher e a justificativa ultrapassada.


Hoje eu decidi falar diretamente, sem usar poesia nem prosa. Até porque nada de bonito tem no venho falar.


Na semana passada tive um mini-curso extraordinário no Encontro Nacional de História (ANPUH) sobre Movimentos de Mulheres, Movimentos feministas e a violência contra a mulher. Esse tipo de assunto sempre me trouxe interesse, pois eu não consigo aceitar essa visão de pose que se usa de forma demasiada para justificar as agressões. 

No primeiro momento julgam e a mulher sempre tem culpa de alguma forma de forma direta ou indireta, todos tentam justificar uma violência que de nada a vítima tem culpa. E vão justificar que o estuprador foi atraído por um mini-short ou por que um dia a vítima teve um caso e então é esse o motivo. Até quando, estamos em pleno 2013, e existem pessoas utilizando quase a defesa da honra. Que honra tem alguém que violenta, ataca e desnuda uma mulher de sua dignidade? Que homem é esse? Se é que posso chamar de homem.

Não aguento mais ouvir piadinhas infames e indesejadas... PQ mulher não dirige bem, PQ mulher tem que ter filhos e casar.... PQ eu preciso ser bonita sempre e feminina.... 

Hoje a cada 15 segundos uma mulher é agredida no estado no RJ, 15 segundos? Porque eu tento pensar que estamos no progresso e esse tipo de notícia me puxa pra séculos atrás? 

Nós todas passamos por alguma violência física ou moral. Não conseguimos sair de casa sem os olhares invasores de homens que nos vêem como um pedaço de carne. Temos agora que ser moderna na cama, pq se não somos taxadas com cheias de pudores, não podemos ser como queremos.

Ganhamos alguns direitos, mas ainda somos impedidas de sermos donas dos nossos corpos, somos travadas por dogmas religiosos que impregnados na moral social nos paralisam, e conseguem nos influenciar no inconsciente. 

Não precisamos ser feministas pra entender que devemos lutar sim por direitos iguais, nem mais nem menos que os homens. PQ existem ainda posições na sociedade que não podemos ocupar. PQ mulheres só podem ser sargento, pq não podemos nos alistar como recrutas como todos os garotos aos 18 anos? PQ não podemos ser ordenadas Sacerdotes da igreja Católica? 

Sofremos violências de todos os tipos, nos violentam no corpo e na mente. Tiram toda nossa dignidade e tentam justificar isso. Nos invadem como se não tivéssemos direito a nossa própria vida. Estupram meus princípios todos os dias. E porque devo me calar?

Não se calem, qualquer tipo de violência que sofram, não deixem se repetir, denunciem. 
Não deixe que roubem de você a dignidade, não deixe roubar de você a vontade de viver.


A violência contra a mulher não escolhe classe, não escolhe cor, todas estamos expostas a isso. 
Não se cale, DENUNCIE. 

3 comentários:

  1. Amiga é realmente inaceitável esse tipo de coisa, porque em pleno século XXI ainda tem mulher que pensa que precisa ser submissa e aceitar tudo e qualquer maltrato de homem!



    Muito bom o texto!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. É uma situação triste. Ainda estamos presas aos preconceitos do passado.

    ResponderExcluir
  3. Great post!! I love your content and Thankyou very much, I have found this info extremely good

    keyword position tracker

    ResponderExcluir